quarta-feira, 5 de agosto de 2009

UM OLHAR SOBRE O DIA DOS PAIS

Vivemos uma época de profundas transformações quando os valores que regem a sociedade estão sendo questionados. Como nos dias atuais nunca se buscou tanto o prazer e a satisfação doentia das paixões, contudo, ao mesmo tempo, nunca se sentiu tanta falta de orientação e amparo à família que possam preparar o homem para a modernidade, sem levá-lo à bancarrota moral.

Sem dúvida, as mudanças fazem parte do processo de evolução. Somente com a lua viva da verdade espiritual, com o entendimento da destinação evolutiva do homem, com a compreensão da lei de ação e reação, o ser humano conseguirá captar a importância da busca pela riqueza espiritual, cumprindo o mister de renovar a sociedade, renovar os homens.

A renovação das criaturas se fará através da Educação. A educação se inicia na infância e a responsabilidade de educar os filhos compete aos pais. Se há grande importância em dirigir um carro, dirigir uma empresa, maior ainda é a importância de dirigir um filho em seus primeiros passos. As situações meramente humanas passam, mas a moral, o caráter, os sentimentos são elementos divinos que caracterizam a alma. Pode considerar-se como missão a paternidade? É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro.

O compromisso de sermos pai ou mãe fora assumido diante do Criador, Pai da Vida. Não somente na preocupação de dar-lhes alimento, vestuário, lazer, escola, conforto, mas principalmente na dedicação em colocar-lhes no coração os sentimentos e virtudes que os orientarão e lhes iluminar os caminhos. Isto não significa, em hipótese alguma, que os pais devam realizar uma incrível mágica; e transformar seus filhos em anjos, em alguns anos de convivência. O que o Criador nos pede é que sejamos sempre esforçados e dedicados a tão importante encargo, não desanimando ante as dificuldades ou desprezando o lar pela busca obsessiva dos fatores transitórios.

Todo bom exemplo, toda boa palavra, toda corrigida sincera, todo diálogo, toda energia, todo carinho, toda disciplina e todo amor jamais se perderão. Não haverá consciência atormentada quando formos pais leais, devotados e sinceros, mesmo com a tristeza de ver nossos filhos incursionando pelo caminho da ilusão. O que causará grande tormenta em nossa consciência será a preguiça no exercício do nosso papel paterno/materno, o amor sem limites que cega, a profunda má vontade de grande parte dos pais que acham já saberem tudo, não enxergando suas falhas, e a falta de humildade de reconhecer-nos ainda insipientes quanto aos conhecimentos acerca da educação.

O grande trabalho dos pais não é esconder o filho dos problemas, e sim prepará-lo, dando-lhe as armas com as quais poderá triunfar sobre esses desafios.

Companheiros em Rotary! Um dos temas de maior destaque nos últimos anos em Rotary é a importância que nós, rotarianos, devemos dar à família. Como nossa organização orienta suas ações com enfoque no serviço voluntário e no cultivo de valores consagrados como sustentáculos da sociedade, a família – como uma espécie de modelo hierárquico – assume sempre um relevo maior quando nos dispomos a trabalhar por um mundo melhor.

Ao sermos despertados para a importância da família, estamos procurando dar ao Rotary uma sustentação marcada pela ampliação da nossa visão sobre os problemas que confrontamos no dia-a-dia. Com isso, todos passam a entender que – além de programas de caráter humanitário, cultural e dos nossos intercâmbios – estamos nos voltando para a base de sustentação de todo empreendimento voltado ao ser humano a partir dos valores absorvidos no seio familiar, para chegarmos à compreensão de que há uma necessidade premente de que cada um sinta na profundidade do seu íntimo, as razões que o induzem a servir com desprendimento e abnegação.

Companheiros Rotarianos! Façamos uma homenagem aos nossos pais. Aqueles que nos criaram e educaram; que deixaram uma herança de dignidade e honradez; que deixaram uma marca de realizações, seja de ordens material ou espiritual. Ao meu dedicado e cuidadoso pai José Raimundo dos Santos, que me instruiu e me transmitiu indestrutíveis ensinamentos e exemplos, dedico este artigo. Feliz Dia dos Pais.

Saudações Rotárias

Hiram Ribeiro dos Santos
Rotary Club Campina Grande

Nenhum comentário: