quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO ROTÁRIA – DIA 25/02/10

Fortaleza-Ce, 25 de fevereiro de 2010.


Amados Rotarianos Campinenses,
Saudações em Cristo!


A PAZ NÃO É PARA SE SABER!

*** Aproveito para agradecer a Deus, a minha família e a todos os rotarianos, amigos e companheiros de Hiram Ribeiro, meu velho e sábio papai, pela atenção e carinho dispensados a ele durante a angioplastia realizada com sucesso no último dia 12. Foram momentos em que só a paz de Deus poderia nos dar a tranqüilidade para confiar sem desconfiar, dormir sem se acordar, e abrir os olhos pela manhã confiando plenamente no amor de Deus. ***

As Escrituras fazem diferença entre paz e paz. Sim! Para Deus uma é a paz do homem e outra é a paz do céu. Foi por isto que Jesus disse “a minha paz vos deixo, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo”. Afinal, uma é a paz dos homens e outra a paz de Deus.
A paz dos homens tem a ver com conforto, equilíbrio de poderes, controle, domínio, bens, seguranças, sucessos, liberdade de expressão, determinações afetivas, reconhecimento, tranqüilidade, autodeterminação, boas sensações, etc. Ora, tire-se qualquer dessas coisas de um homem e ele perderá toda paz que supostamente possua. Já senti isso muitas vezes!
A paz de Deus, no entanto, não é assim. Pois se a paz dos homens decorre de muitas bênçãos e prosperidades, a paz de Deus, no entanto, decorre de Deus apenas, e não de circunstancias favoráveis.
A paz do homem é sempre emocional. A paz de Deus, entretanto, é ultra-circunstancial, visto ser um estado que transcende a tudo.
Jesus deixou claro que uma é a paz da terra e outra a do céu. “A minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo”.
Assim, amados e queridos rotarianos, vos pergunto: Qual é a paz que você busca? A que depende do Paraíso se manifestar na terra, conforme os caprichos e ilusões do homem; ou aquela paz que excede ao entendimento, e que está presente em nós mesmo quando o mundo todo nos designa como azarões?
O conceito judaico de paz, o Shalom, é o de uma paz integral: corpo, alma e espírito. A paz de Cristo, no entanto, é maior do que o conceito de Shalom.
Afinal, em Jesus, com sucessos ou não, a paz é real, e não se intimida e nem foge ante a angustia, a perda, a catástrofe, o cerco, a opressão, e qualquer outra coisa desta existência. Sim! Jesus é a nossa paz e deve continuar a ser a nossa paz; e nada mais além Dele!
Alguém, que seja religioso, lê isto e diz: Eu já sabia. Nada novo!
Ora, eu não estou escrevendo ao Rotary Campinense a mais de 5 anos para ‘falar’ novidades, mas apenas para anunciar aquilo que, em sendo vivido pela fé, faz a pessoa viver em novidade de vida.
Portanto, pergunto: Qual é a vantagem de dizer que sabe algo se você diz que sabe sem ter jamais provado? A paz de Deus não é uma bandeira. Ela é apenas paz para ser vivida, e não pregada como discurso de sedução aos angustiados.
O apóstolo Paulo diz que tudo isto se transforma em fato e realidade em nós se aprendermos a pensar, a sentir, a imaginar e falar; pois, a paz de Deus enche o coração de quem pensa o que é bom e justo, e busca sentir e falar apenas aquilo que seja construtivo. A esses se diz que a paz de Deus que excede a todo entendimento encherá suas mentes e coração.
Tudo isto que estou dizendo somente será verdade quando for verdade em você.

Pensem nisto!



Nele,
Razão de nosso viver e de onde vem a nossa paz!




Pr. Hiram Ribeiro dos Santos Filho
e-mail: hiramfilho@yahoo.com.br

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO ROTÁRIA – DIA 18/02/10

Fortaleza-Ce, 18 de fevereiro de 2010.


Amados Rotarianos Campinenses,
Saudações em Cristo!



A IMORTALIDADE
VERSUS A VIDA ETERNA


O ódio cria monstros poderosos. Bestas nascem dele e de seus filhos emocionais e espirituais. Por isto, parece aos homens que o ódio seja o maior poder no mundo e na Terra. Sim! O ódio é poderoso. Pelo ódio casas ficam mal assombradas e fantasmas vagam assombrando os filhos do medo no mundo!
Ele, o ódio, é o Príncipe deste mundo de mentiras e de competição mortal!
Deus, porém, é Amor!
Ora, a nós o amor parece ser tão frágil, tão quieto, tão manso, tão paciente, tão benigno, tão longo em seus prazos sem fim, tão justo, tão inocente, tão esperançoso, tão capaz de suportar tudo, tão maior que o tempo, a distancia, a mágoa, o ressentimento e o poder do ódio, que, por tal razão, somente os fracos amam.
Paradoxo humano não explicado pelos homens que odeiam enquanto dizem amar o amor!
O amor, porém, não assombra, não cria fantasmas, não oprime, não obriga, não manipula; não se defende com as armas do ódio, não resiste ao perverso com perversidade, não se vinga, não aguarda uma boa hora para chutar o cão; não sente nenhum prazer na desgraça de ninguém e não tem inimigos; não persegue ninguém, não existe para acusar, não calunia, não infelicita com sua chegada.
Queridos e mui amados rotarianos, o ódio é imortal, mas o amor é eterno! O que vocês desejam? A imortalidade do ódio, que tem o poder de tornar o ser humano uma assombração em vida e um fantasma na morte, assombrando o mundo mesmo após sua partida? —; ou desejaria você abrir mão da imortalidade do ódio e de seus poderes mal assombrados, tornando-se apenas um ente do amor que permanece não porque assombre, mas porque provoque reverencia e crie uma aura de glória mesmo após a sua partida para a Casa Eterna?
Quem ama tem Deus e conhece a Deus; e esse tem a vida eterna! Quem odeia jamais conheceu a Deus, e permanece na morte, por isso é um imortal da morte.
Inferno é imortalidade! Céu é vida eterna! O que vocês desejam?
É só pra refletir sobre a atual situação da humanidade...


Nele, que é amor,


Pr. Hiram Ribeiro dos Santos Filho
e-mail: hiramfilho@yahoo.com.br

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

REFLEXÃO ROTÁRIA – DIA 11/02/10 E PEDIDO DE ORAÇÃO!

Fortaleza-Ce, 11 de fevereiro de 2010.

Amados Rotarianos Campinenses,
Saudações em Cristo!

PAPAI COLOCARÁ MAIS UM STAENT!

Em primeiro lugar, agradeço pelo carinho, pela força e pelas orações feitas pela saúde de papai! Sim! De todo coração agradeço aos meus companheiros rotarianos e a todos que me lêem todas as semanas através deste importante veículo.
Esta noite tive um sonho. Sonhei que recitava de cor para meu velho, os salmos 139 e 90. Ele ficava emocionado, e com alegria, sorria para mim.
Estou, estamos, todos nós, nós todos, cheios de gratidão e louvando o poder de Deus e Sua intervenção miraculosa e inegável na vida de meu pai, quando, por ocasião dos primeiros dias do ano, realizou uma angioplastia para a colocação de dois staents em duas artérias de seu lindo coraçãozinho.
Agora, na próxima sexta-feira (12), ás 08 horas da manhã, ele colocará o terceiro staent e ficará bem. Sim! Ficará bem, saudável e com muito mais qualidade de vida.
Além de Deus e do eterno Espírito Santo, há os anjos-médicos, dedicados, apaixonados, humanos, amigos, entregues; assim como os enfermeiranjos, que cuidaram e cuidarão dele com todo amor.
Existirá também a presença de sua esposa Zouraide, de minhas manas queridas, de seus genros e netos, além de muitos e muitos familiares que estarão o aguardando sair da sala de cirurgia com toda força para recuperar-se o mais rápido possível, e voltar a trabalhar, que é o que mais gosta de fazer. Eu e minha esposa estaremos em espírito, todo tempo, o tempo todo. Nossas orações contínuas nos colocarão diante dele todos os minutos.
Meu coração virou uma Igreja de fé, comunhão, esperança e harmonia em torno do milagre da vida dele, e do milagre nele. Eu apenas peço. Quem responde é Jesus! Sou apenas como aquela mulher siro-fenícia, de origem grega, e que lambeu o chão de Jesus sabendo que ali havia cura para o mundo todo.
Continuem orando! Tudo vai terminar bem e para a glória de Deus! Jesus guarde a todos, nome por nome.


Nele, que é a Vida do Caminho na Verdade,


Pr. Hiram Ribeiro dos Santos Filho
e-mail: hiramfilho@yahoo.com.br

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

NOTA DE PESAR

Fortaleza-Ce, 04 de fevereiro de 2010.


Amados Rotarianos Campinenses,
Saudações em Cristo!

NOTA DE PESAR

HOMENAGEM PÓSTUMA À
ANTÔNIO VITAL DO REGO

É com profundo pesar, que acabo de tomar conhecimento do falecimento do ex-deputado e jurista renomado Antônio Vital do Rego, pai de Veneziano Vital do Rego e de Vital do Rego Filho.
Ao unir-me ao luto da família, não escreverei a reflexão rotária desta semana.
Em nome das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus em todo estado do Ceará, transmito os votos de pesar a todos os amigos e familiares do Dr. Vital.
Que o Senhor de amor e bondade, seja o consolador dos familiares neste momento de dor.



Nele,
Que consola os tristes e abatidos!


Pr. Hiram Ribeiro dos Santos Filho
e-mail: hiramfilho@yahoo.com.br