quarta-feira, 31 de março de 2010

REFLEXÃO ROTÁRIA – DIA 01/04/10

Fortaleza-Ce, 01 de abril de 2010.


Amados Rotarianos Campinenses,
Saudações em Cristo!


O HOMEM VIROU UM CUPIM-HUMANO!

“Enganoso é o coração. Desesperadamente corrupto”. Assim diz Deus aos homens pelo profeta!
Para alguns são palavras demasiadamente fortes e pessimistas. No entanto, quem honestamente, olhando para o homem e sua produção, vendo os resultados de suas ambições sendo explicitadas pelo gemido da criação e o grito da Terra, pode negar que o profeta esteja falando palavras da mais crua verdade?
Queridos e amados rotarianos, “Coração” aqui é o sentir autônomo do homem! Sim! O sentir auto-suficiente do ser humano é “desesperadamente corrupto”. É cheio de engano e de auto-engano. É possuído pelo espírito da dissimulação, da imagem, da aparência e da máscara a fim de tentar encobrir o que ele de fato sente, deseja e almeja.
Até os nossos melhores sentimentos vividos por nós como virtudes, são ainda cheios de engano e mentira. O homem mais verdadeiro entre nós o é ainda “em parte”. Nada está pleno no ser humano. De fato o homem é mais esburacado do que o queijo suíço dos desenhos infantis.
O homem é um ser suicida e altamente destrutivo. Sim! Basta olharmos o que está acontecendo ao mundo e se terá a certeza de que nunca houve na criação uma criatura tão devastadora quanto a criatura humana. Somos piores que cupins. De fato somos cupins “inteligentes”, ambiciosos, com síndrome de divindade, tomados pela ideologia de comer toda a Terra e seus recursos. O pré-sal está sendo objeto de toda sorte de intrigas entre governantes sanguessugas. É a busca por ter, poder, conquistar, usufruir, desmatar, capturar, roubar, matar, destruir...
Um fruto nos foi oferecido no jardim do éden e dele comemos, mas ele abriu em nós um apetite tão voraz que acabamos comendo todo o Planeta. Somos também cupins canibais. Isto porque nada alimenta mais o homem do que vencer o próprio homem. Lutamos contra nós mesmos como se fôssemos adversários e não todos criados pelo mesmo Pai.
Enquanto devastamos tudo, nós ‘comemos’ a humanidade como organismo coletivo!
Alguém lê o que digo e me chama de exagerado e pessimista. Não! Não sou pessimista. Apenas não consigo ver nesta humanidade da qual faço parte qualquer esperança que venha dela própria.
Entretanto creio no “estrepitoso estrondo” que virá dos céus e que mudará tudo! Do céu vem minha esperança! Alguém diz: “Eu não sou assim. Não faço o mal”. Todavia, eu digo, conforme o veredicto da Palavra de Deus, que não basta não fazer o mal, pois aquele que sabe o que é bom, e não faz, nisto está pecando. Na realidade o que destrói tudo, além da maldade de muitos, é a timidez desgraçadamente bondosa da maioria.
O que Jesus ensina é que os homens não serão julgados apenas pelo mal que praticaram, mas sim, sobretudo, pelo bem que não fizeram podendo fazê-lo. Para Jesus a questão não será o que se fez de mal apenas, mas sim o que se deixou de fazer por mera e confortável omissão. Assim, entre tantas coisas, assistimos a Terra e tudo o que nela há ser comida pelos cupins humanos e apenas lamentamos...
Pobres de nós! Seremos julgados pelo que vimos, soubemos e deixamos de fazer! E não adianta enganar o enganado coração. Sim! Pois naquele dia todo engano será desmascarado e não haverá escusas possíveis e nem justificativas.
Se sabes estas coisas bem-aventurado és se as praticares” — disse Jesus. Portanto, não adianta fazer discursos, posto que Jesus, na História do Bom Samaritano, apenas diz o seguinte àquele que sabe quem faz o que é bom: “Vai tu e faze o mesmo!
Assim, pense nisto e faça algo!


Nele,
Criador dos céus, da terra, e tudo o que neles há!


Pr. Hiram Ribeiro dos Santos Filho
e-mail: hiramfilho@yahoo.com.br

Nenhum comentário: