segunda-feira, 5 de julho de 2010

HOMENAGEM PÓSTUMA DO ROTARY CLUB CAMPINA GRANDE AO COMPANHEIRO JOSÉ STÊNIO LOPES

Um cearense fidalgo, intelectual e amigo. Ele veio da chapada do Araripe, na meso-região sul do estado, mais precisamente do Crato e subindo a serra da Borborema, não mais desceu, aqui ficando desde 1957.

Estudioso, pesquisador, relator critico, jornalista, escritor, poeta, professor e administrador da educação. Discreto, reservado, calmo, tranquilo, de voz baixa. Não me lembro de tê-lo ouvido falando alto, só nos seus artigos e escritos, extrapolando fronteiras e limites. O seu andar era simbiótico à fala mansa que despertava atenção e o olhar curioso da platéia.

Falo de José Stênio de Lucena Lopes, decano em Rotary, um companheiro dos mais ilustres desde 30 de janeiro de 1958. Olhar parado, enxuto. Observador atento, participativo, colaborador, prestativo. Foi presidente do nosso clube no ano rotário 1963/1964. Deu importantíssima colaboração ao Rotary Club com palestras, conferências, treinamentos e viagens para assembleias distritais. Tinha pelo Rotary Club Campina Grande constante preocupação e procurava inteirar-se de tudo e fazia questão de participar das campanhas, contribuindo com doações, resgatando quotas.

Stênio lopes deu extraordinária contribuição na fundação e instalação do Senai aqui em nossa cidade. O seu caráter, sua altivez e o seu traço marcante de personalidade se confundiam com o nome do importante estabelecimento que teve a honra de administrá-lo - o Senai de Stênio Lopes, era assim conhecido.

Este campinense por adoção e título honorário contraiu núpcias com Maria Leda de Figueiredo Lopes em 1940 e do consórcio tiveram sete filhos. Há pouco menos de um ano, Dona Leda teve que retornar para o sítio Monteflor, na querida região da Serra Verde. O pequeno cafezal, o canavial, uma mata preservada e as fruteiras estavam precisando dos seus cuidados. Agora, seu marido Stênio é chamado para juntos darem continuidade ao empreendimento que iniciaram.
Ao amigo e pranteado companheiro, nosso preito de gratidão pelo muito que fez pelo nosso Rotary "dando tudo de si, antes de pensar em si". Aos seus familiares, aceitem nossas condolências e votos de resignado conforto.

Saudações Rotárias

Zouraide Silveira
Rotary Club Campina Grande

Campina Grande , 03 de julho de 2010

Nenhum comentário: