terça-feira, 20 de julho de 2010

VALCEDIR CARNEIRO DO NASCIMENTO



Valcedir Carneiro do Nascimento abriu os olhos para o mundo no sítio Cirurgião, Povoado de Passagem do Feijó nos idos de 1934. Seu torrão natal, em 1870, teve sua denominação mudada para Vitória. Em 1892, por decisão do governador Pedro Velho, foi elevado à condição de Vila. Em 1943 a Vila Vitória foi elevada à categoria de Distrito com o nome de Panatís, em homenagem aos índios do mesmo nome, seus primeiros habitantes.

Finalmente em 1953 o Distrito de Panatís foi desmembrado dos municípios de Alexandria e Pau dos Ferros, tornando-se município com o topônimo de Marcelino Vieira, em homenagem ao agricultor e criador paraibano, que radicou-se no estado do Rio Grande do Norte, destacando-se na política, tendo sido intendente várias vezes e deputado estadual. Portanto, nosso companheiro Valdecir é potiguar de nascimento e tabajara por adoção, excelso profissionalismo, indelével amor e desprendimento.

Aos 15 anos, foi estudar no Seminário de Santa Terezinha em Mossoró-RN., onde concluiu o ensino fundamental. Mudou-se para Natal-RN. Em 1955 e lá fez o Curso Clássico no Atheneu Norte-riograndense. Estudou na Faculdade de Direito de Natal.

Como acadêmico, foi Adjunto de Promotor em exercício da Comarca de Marcelino Vieira (1960). Transferiu-se para o Rio de Janeiro onde graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara. Foi advogado atuante por quase quatro anos naquele extinto Estado, hoje Rio de Janeiro-RJ.

Em 1967, assumiu o cargo de Juiz de Direito do Estado da Paraíba, profissão que exerceu por ininterruptos 28 anos. Foi admitido em Rotary no dia 08 de junho de 1978 no Rotary Club de Catolé do Rocha, estado da Paraíba, e no nosso querido Rotary Club Campina Grande (Campinão) em 08 de agosto de 1985. É nosso sócio honorário desde 20 de maio próximo passado.

Valdecir Carneiro é um divulgador do Rotary por excelência. Um perscrutador, um investigador, um relator da história do Rotary Club Campina Grande, um companheiro versado nas informações rotárias. No Rotary Club de Catolé do Rocha foi Diretor e Presidente da Avenida de Serviços Internos, Presidente da Avenida de Serviços Internacionais e Membro da Comissão de Segurança.

No Rotary Club Campina Grande foi Secretário por duas vezes, representante de Área do Governador do Distrito, Presidente da Avenida de Serviços Internos, de Serviços Internacionais e da Comissão de Informações Rotárias. Sócio honorário do Rotary Club Campina Grande Oeste.

É casado com Maria dos Milagres Lopes Carneiro e do consórcio tiveram dois filhos, Crixina Lopes Carneiro do Aragão Monteiro, médica, e Sóstenes Carneiro Lopes, jornalista e professor universitário. O companheiro Valdecir encontra-se momentaneamente impossibilitado de comparecer às nossas reuniões ordinárias e de companheirismo por motivos de saúde.

Um ser humilde entre todos os humildes seres. Seu olhar está sempre acompanhado de um sorriso que nos encanta, que nos agrada e nos contagia. Nossas reuniões se ressentem de um companheiro participativo, sempre atuante nas diversas formas de informações e ilustrações. Trouxe-nos a história da construção da Escola Rotary Dr. Francisco Brasileiro, reproduzida em dezenas de exemplares para ser distribuída com todos os sócios representativos do Clube.

Sem dúvida nenhuma, Valdecir Carneiro é uma exemplar figura que muito honra e dignifica as hostes rotarianas de nossa cidade, do nosso estado e do nosso Distrito 4500. Ao se aproximar o jubileu de prata de sua admissão no Rotary Club Campina Grande, queira ilustre e respeitável companheiro, receber nossa gratidão pelo muito que fez e pelo pouco que recebeu.

Nossas Saudações Rotárias,


Hiram Ribeiro dos Santos
Rotary Club Campina Grande
Campina Grande, 20 de julho de 2010

Nenhum comentário: