quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

NATAL... FESTA DA CRISTANDADE

Estamos na semana do Natal. Sob o ponto de vista religioso muito pouco se fala... mas, o que é NATAL?

São José está dormindo, as ovelhinhas estão por perto, o burrinho também, e os Anjos enchem o céu, cantando a Glória de Deus. Os pastores estão ouvindo o cântico celeste: “Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade”. É exatamente o que a Liturgia, na noite do dia 24 para 25, deverá estar celebrando.

É noite, e Maria acaba de dar à luz o Menino Jesus, de modo misterioso e maravilhoso. O gesto d´Ela, a sua atitude, são apresentados como os de uma pessoa inteiramente sadia, que se empenha em aconchegar o Menino Deus. Mas Ela o faz com um desembaraço físico de movimentos, que não é o da mãe comum após o parto.

O processo de nascimento é dolorido e difícil, em virtude do pecado original. Contudo, tendo Maria sido virgem antes, durante e depois do parto, esse nascimento se deu de modo milagroso. Não representou nenhum esforço para a Virgem Santíssima. Ela parece ter acordado de um sonho brando.

É uma cena lindíssima, que empolga. Pode-se imaginar a situação de Maria ao ver – pela primeira vez com seus olhos carnais – o fruto do Divino Espírito Santo concebido em suas próprias entranhas. E que fisionomia apresenta o Homem-Deus que acaba de nascer d´Ela!

O Menino Jesus aparenta a atitude de uma criança recém-nascida. É preciso notar que – como Nosso Senhor foi concebido sem pecado original e sua natureza humana estava ligada à natureza divina, mediante a união hipostática, com a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade – sua inteligência era plena desde o primeiro instante em que Maria O concebeu. E já no claustro materno Ele rezava, oferecia reparações a Deus, O adorava e implorava pelos homens. Ele começou a sua vida inteiramente consciente. De maneira que essa Criança teve comunicações com Maria, de caráter místico, durante o período da gestação.

O NATAL é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Para os evangelistas Mateus e Lucas. Natal é Amor, segundo os ensinamentos de Jesus Cristo: Nada. O Natal não é mencionado nenhuma vez nas Escrituras. Todos os anos, em todo o mundo, algumas pessoas guardam o dia escolhido pelos homens para comemorar o nascimento de Jesus. Algumas pessoas o guardam como um dia santo especial, enquanto muitas outras fizeram dele um tempo de comercialização, de interesses egoístas.

As modernas comemorações do Natal têm pouco a ver com os fatos da Bíblia. A Bíblia não revela a data do nascimento de Cristo, nem mesmo o número de magos que o visitaram em Belém. As Escrituras não autorizam uma comemoração especial na Igreja, nem um dia santo para comemorar o nascimento de Jesus. Evidentemente, a Bíblia não dá aprovação ao materialismo egoísta, tão comum nessa época do ano.

Mas Jesus nasceu, e por um motivo muito bom. Ele veio para salvar-nos do pecado (1 Timóteo 2:6). Ele é o Rei, não só dos judeus, mas de todos os homens (Mateus 28:18-20). Sua grande vitória veio, não com seu nascimento, mas com sua morte e ressurreição. Esta é a vitória que faz nosso Redentor, digno de honra e adoração (Apocalipse 5:8-14).

Hoje, precisamos imitar os magos, que procuraram tão esforçadamente encontrar Jesus. Não podemos nos contentar com as crenças tradicionais, as doutrinas humanas, ou os dogmas das igrejas. Temos que examinar as Escrituras (Atos 17:11). Temos que aceitar o que é certo e rejeitar o que é errado (1 Tessalonicenses 5:21-22). Temos que estar certos de que Jesus veio a esta Terra uma vez, e que ele voltará para chamar-nos ao julgamento (Atos 17:30-31; 2 Coríntios 5:9-10).

Na época do Natal, quando muitas pessoas mostram uma religião superficial e falam sobre um Jesus desconhecido para elas, nós devemos lembrar que é possível ser só cristãos, seguidores de Jesus. Não devemos ensinar ou defender doutrinas de homens. Temos que simplesmente seguir a Jesus e encorajar outros a fazerem a mesma coisa. Que possamos adorar a Cristo de acordo com a vontade Dele!

Feliz Natal e nossas Saudações Rotárias

Hiram Ribeiro dos Santos
1º Secretário do Rotary Club Campina Grande

Campina Grande, 18 de dezembro de 2008

Nenhum comentário: