sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Anúncio do secretário geral do RI sobre a crise financeira dos EUA

Notícias do Rotary International -- 29 de setembro de 2008

Prezados Rotarianos,
Muitos de vocês têm nos contatado para saber que efeitos a crise de Wall Street terá sobre a Fundação Rotária e o Rotary International. Muito embora nossos investimentos tenham sido afetados a curto prazo, temos confiança de que todas as desvalorizações serão recuperadas com a estabilização do mercado. Além disso, o Rotary mantém um portfólio bastante diversificado, contando, inclusive, com investimentos em mercados menos afetados pelos eventos recentes. Graças à prudência com que administramos nossos fundos, atravessamos crises anteriores e certamente atravessaremos também esta, sem alterar nossos planos.
Muitos perguntaram especificamente sobre holdings de investimento, seguro e reservas financeiras. Gostaria de observar o seguinte:
  • A fatia dos portfólios de investimento da Fundação Rotária e do RI compostas por empresas incorporadas pelo governo norte-americano (Fannie Mae, Freddie Mac e AIG), absorvidas por outras instituições financeiras (Merrill Lynch e Washington Mutual) ou que decretaram falência (Lehman Brothers) é bastante pequena.
  • Embora o RI seja parcialmente segurado pela AIG, a seguradora AIG é uma entidade legal à parte da entidade financeira e inteiramente regulada por agências governamentais americanas estaduais e federais.
  • Tanto o RI quanto a Fundação Rotária dispõem de altos valores em caixa, e as arrecadações provenientes de outras fontes de renda já superam os montantes do ano passado.
  • Toda a verba do Fundo Pólio Plus está investida em títulos do tesouro americano, os mais seguros do mercado.
  • Tanto o RI quanto a Fundação Rotária dispõem de reservas suficientes para continuar a operar sem que necessitem vender ações em baixa.

Semana passada, a comissão consultiva de investimentos da Fundação Rotária reuniu-se com a equipe de consultores que gere as verbas da entidade para avaliação de rotina de seus investimentos. A equipe confirmou que as políticas de diversificação atualmente adotadas pelo conselho diretor do RI e conselho de curadores da Fundação Rotária ainda são as mais eficazes a longo prazo.
Asseguramos que os líderes seniores, o secretário geral, o departamento de finanças e a empresa de consultoria que administra nossos investimentos estão acompanhando a situação de perto, e estão confiantes que as políticas adotadas possibilitarão ao Rotary continuar a semear o bem no mundo.

Atenciosamente,
Ed Futa
Secretário Geral, Rotary International

Nenhum comentário: