quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dia Mundial do Dentista

Homenagem do Rotary Club de Campina Grande ao

Dia Mundial do Dentista

___________


Odontologia ou Medicina Dentária é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático – compreende a face, pescoço e cavidade bucal, englobando ossos, músculos mastigatórios, articulações, dentes e tecido conjuntivo envolvente. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento da saúde independente da Medicina, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil; em Portugal os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.

O cirurgião-dentista ou o médico-dentista é o profissional da área da saúde responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca e maxilares, bem como todas as suas estruturas anexas. Ainda pontificam as seguintes especialidades : endodontia, implantodontia, estética, periodontia, ortodontia, odontopediatria, traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.

Temos aqui dois artífices na ciência odontológica. Dois profissionais da maior competência, como professores que foram da Faculdade de Odontologia assim como ainda continuam prestando relevantes e inomináveis serviços em seus consultórios. Referimo-nos aos companheiros Maria de Fátima Oliveira e João Moraes Lucas.

Eles merecem nossa reverência e nossa gratidão pelo muito que fizeram à nossa coletividade em nome do Dar de Si Antes de Pensar em Si, instalando e contribuindo com o gabinete odontológico na Comunidade do Estreito.

São sempre muito atenciosos, prestimosos e solícitos , com uma disponibilidade marcante em tudo que programamos e fazemos.

No dia 03 de outubro se comemora o Dia Mundial do Dentista. Há controvérsias sobre a data correta para homenagear esses profissionais que são verdadeiros sacerdotes da ciência odontológica. No dia 25 de outubro também se comemora o Dia Nacional do Dentista. Não importando qual a verdadeira e correta data institucionalizada, nossos queridos e imprescindíveis dentistas merecem ser homenageados todos os dias, todos os instantes de nossas vidas.

Aos companheiros Maria de Fátima Oliveira e João Moraes Lucas, nossos agradecimentos, nossos parabéns e nossas

Saudações Rotárias
Hiram Ribeiro dos Santos
Secretário do Rotary Club Campina Grande


Campina Grande, 03 de outubro de 2008

Nenhum comentário: